CURIOSIDADES SOBRE XADREZ
5) Você pode jogar xadrez a vida inteira e nunca repetirá, até o fim, uma partida. Elas sempre serão diferentes. As possibilidades são imensas.
6) No sul do país e em outros países, principalmente na Europa, várias pessoas ganham a vida jogando xadrez. Seja dando aulas, fazendo demonstrações ou jogando torneios. Os campeões ficam muitas vezes milionários, como ocorreu com o atual campeão Garry Kasparov e vários outros.
7) Em Vitória da Conquista já existem mais de 10.000 (dez mil) alunos aprendendo xadrez. Os estados do sul do Brasil têm o xadrez mais desenvolvido que no Nordeste, a exemplo de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e outros.
8) Por todo o Brasil, principalmente nas capitais existem clubes de xadrez onde as pessoas se reúnem para praticar e jogar torneios. Pagam uma taxa mensal e têm direito a utilizar tabuleiros, relógios, livros e descontos nas inscrições dos torneios.
10) O xadrez tem sido utilizado em pesquisas para desenvolver a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, apoiando dessa forma o aperfeiçoamento de computadores.
11) Ao contrário do que se pensa, não é um jogo para velhos. Quanto mais cedo se aprende, melhor ( a partir dos 5 anos). Os campeões começam cedo a jogar. As pessoas velhas não têm o mesmo rendimento dos jovens, pois a partir de certa idade começam a perder neurônios. Também não é um jogo monótono. Os jogadores chegam a ficar suando e a ter taquicardia (batimentos rápidos do coração) nas partidas. É muito emocionante e as pessoas chegam a ficar noites inteiras jogando. Todavia, no início é necessário um pouco de paciência para “entender” a beleza do jogo.
12) As regras são fáceis. O difícil é jogar com perfeição. Você pode estudar xadrez a vida inteira e não poderá dizer ao final que esgotou as possibilidades de progredir no jogo.
13) Nos torneios oficiais, em regra, o jogador deverá levar um jogo de peças e um relógio. A duração das partidas podem variar de 2:30 h, para cada jogador (total 5 horas) ou 30 minutos para cada um, ou até 5 minutos para cada um (chamado de torneio relâmpago). Há torneios com mais de cinco horas em que se interrompe a partida e se continua depois (porém são raros).
14) Existem poucos livros bons de xadrez na língua portuguesa. A maioria está escrito em espanhol, inglês, francês, alemão e russo. Isso em relação aos comentários das partidas, pois, no que se refere às partidas propriamente ditas, normalmente é utilizada uma linguagem universal, por meio de símbolo, onde pessoas de países distintos podem entender facilmente. Assim, qualquer pessoa poderá reproduzi-las no tabuleiro.
0 comentários:
Postar um comentário