o
ensino de xadrez NA ESCOLA: um instrumento
lúdico-pedagógico
Cléo José Lima Guimarães
RESUMO
O
jogo de xadrez nos dias atuais tornou-se uma importante ferramenta pedagógica
em escolas públicas e privadas em nosso país. Estudos revelam que a utilização
desse esporte milenar no espaço escolar desperta nas crianças e adolescentes
diversas habilidades como compreender e solucionar problemas, desenvolver a
criatividade e imaginação como também melhora funções intelectuais, pois age
ativamente, auxilia e ajuda alunos a questionarem mais, refletirem, descobrirem
novos saberes. A falta de concentração ou mesmo estímulo ao raciocínio lógico e
ao uso do pensamento entre os escolares tem sido um motivo preocupante e
crescente entre os profissionais da educação, por considerarem que tais fatores
podem dificultar o processo de aprendizagem. Do mesmo modo, por meio do jogo de
xadrez lúdico pedagógico, pode-se trabalhar com os alunos, valores éticos e
morais, quando praticam padrões sociais desejáveis de conduta do “saber ganhar
e perder”, do respeito às regras e da sujeição às restrições que elas impõem e
aceitem pontos de vista diferentes, fatores estes essenciais para a formação
humana do aluno. Esta monografia trata das questões referentes a ludicidade na escola,
visto que a problemática da pesquisa se norteia em como o ensino e aprendizado
de xadrez nas escolas pode proporcionar e levar aos alunos mais atenção,
motivação com seu processo de formação, e tem como objetivo geral analisar de
que forma o ensino de xadrez pode ser aplicado nas escolas e contribuir no
processo educativo e como um dos objetivos específicos compreender conceitos e
importância do ensino de xadrez para um exercício de ensino/aprendizagem de
qualidade e eficiente, O estudo foi realizado fundamentado em uma pesquisa
bibliográfica e autobiográfica sob enfoque de alguns autores que estudam o tema
em questão e sobre o propósito da ludicidade. A experiência que resume o
capítulo autobiográfico foi desenvolvida em uma escola particular no município
de Paulo Afonso/BA. Assim foram compostas as fases do universo da pesquisa. Os
resultados obtidos com a experiência em questão mostra o reconhecimento da
escola e profissionais da área pela importância de participarem e promoverem
uma educação lúdica, formativa e inovadora.
Palavras-chave: Jogo. Xadrez.
Educação. Ludicidade. Prática Docente.
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