Publicação - todos os direitos reservados



o ensino de xadrez NA ESCOLA: um instrumento lúdico-pedagógico

Cléo José Lima Guimarães




RESUMO


O jogo de xadrez nos dias atuais tornou-se uma importante ferramenta pedagógica em escolas públicas e privadas em nosso país. Estudos revelam que a utilização desse esporte milenar no espaço escolar desperta nas crianças e adolescentes diversas habilidades como compreender e solucionar problemas, desenvolver a criatividade e imaginação como também melhora funções intelectuais, pois age ativamente, auxilia e ajuda alunos a questionarem mais, refletirem, descobrirem novos saberes. A falta de concentração ou mesmo estímulo ao raciocínio lógico e ao uso do pensamento entre os escolares tem sido um motivo preocupante e crescente entre os profissionais da educação, por considerarem que tais fatores podem dificultar o processo de aprendizagem. Do mesmo modo, por meio do jogo de xadrez lúdico pedagógico, pode-se trabalhar com os alunos, valores éticos e morais, quando praticam padrões sociais desejáveis de conduta do “saber ganhar e perder”, do respeito às regras e da sujeição às restrições que elas impõem e aceitem pontos de vista diferentes, fatores estes essenciais para a formação humana do aluno. Esta monografia trata das questões referentes a ludicidade na escola, visto que a problemática da pesquisa se norteia em como o ensino e aprendizado de xadrez nas escolas pode proporcionar e levar aos alunos mais atenção, motivação com seu processo de formação, e tem como objetivo geral analisar de que forma o ensino de xadrez pode ser aplicado nas escolas e contribuir no processo educativo e como um dos objetivos específicos compreender conceitos e importância do ensino de xadrez para um exercício de ensino/aprendizagem de qualidade e eficiente, O estudo foi realizado fundamentado em uma pesquisa bibliográfica e autobiográfica sob enfoque de alguns autores que estudam o tema em questão e sobre o propósito da ludicidade. A experiência que resume o capítulo autobiográfico foi desenvolvida em uma escola particular no município de Paulo Afonso/BA. Assim foram compostas as fases do universo da pesquisa. Os resultados obtidos com a experiência em questão mostra o reconhecimento da escola e profissionais da área pela importância de participarem e promoverem uma educação lúdica, formativa e inovadora.

Palavras-chave: Jogo. Xadrez. Educação. Ludicidade. Prática Docente.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações