INFLUÊNCIA DO XADREZ EM CRIANÇAS

DA INFLUÊNCIA DO XADREZ NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR


(Constantines Paizis – Federação Enxadrística Italiana)

Texto da palestra da ministrada no Seminário FIDE sobre xadrez escolar, organizado em Timisoara (Romênia, agosto de 1988).


INTRODUÇÃO


Ha muito de uma sutil estrutura na habilidade de jogo dos jovens jogadores em idade escolar, na forma de entender o jogo de xadrez, no benefício que eles esperam extrair do mesmo, e é uma tarefa bastante complicada esboçar a abordagem correta para cada um dos vários grupos nos quais esta grande variedade de estruturas pode ser subdividida.

Entretanto, se nos restringimos a escolares (meninos e meninas) na idade de, digamos, 10 a 12 anos, nós podemos simplificar o problema porque, neste caso, os jovens estão normalmente dando os primeiros passos de sua experiência enxadrística e é, desta forma, mais fácil combinar a formação da personalidade e o ensino de xadrez. Em outras palavras, os aspectos educacionais e de formação de caráter do jogo podem ser mais facilmente embutidos no espírito da criança junto com as regras e as técnicas elementares.

Isto não significa que a tarefa é fácil. Longe disso. Entretanto, limitando a área para incluir essencialmente principiantes, nós podemos delinear, ainda que de uma forma ampla, os problemas básicos e procurar respostas razoáveis. Além do mais, procedendo assim, nós estamos certos que colocando a semente certa no campo certo, podemos colher bons frutos.

O professor de xadrez que tem a tarefa de colocar os jovens escolares em contato com o jogo de xadrez, enfrenta essencialmente dois problemas: controlar o espírito de competição dos jovens jogadores e o fato de que os pais muitas vezes não estão conscientes dos aspectos educacionais do xadrez e destarte se comportam de acordo. Nesta, nós discutimos uns poucos pontos básicos relativos ao primeiro problema, e damos argumentos em favor da tese que o xadrez tem implicações mais profundas na formação da personalidade, e desta forma é um excelente instrumento para a educação infantil.

Os problemas básicos que o professor de xadrez tem que enfrentar e resolver podem ser divididos em duas categorias:

. A reação das próprias crianças depois delas terem aprendido as regras e técnicas elementares e começam a jogar.

. A colaboração dos pais. O preconceito muitas vezes encontrado de que o xadrez é apenas e simplesmente um jogo, principalmente para adultos e a tendência associada de atribuir-lhe um baixo valor educacional.

O primeiro ponto está ligado ao conhecimento que o professor de xadrez precisa ter. O segundo se relaciona a nossa habilidade de convencer as pessoas sobre os aspectos educacionais do xadrez, e o papel que ele pode representar como uma ferramenta de formação do caráter.

Matéria na íntegra em:  http://www.superxadrez.com.br/index.php/noticias/74-influencia-do-xadrez-em-criancas
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