XADREZ – aliado eficaz no desenvolvimento escolar




 
Pesquisas e práticas comprovam que o xadrez é uma excelente ferra-menta para melhorar o rendimento escolar e o desempenho desportivo.

O Prof. Sylvio Rezende (CREF 001080-G/RJ) é um aficionado pelo xadrez e estuda os seus benefícios há mais de 30 anos. Tudo começou em 1966, quando a equipe de futsal que dirigia perdeu a decisão de título por causa de um erro na execução de um arremesso simples. Analisando os motivos daquele resultado, o Profissional decidiu associar a prática desportiva ao jogo de xadrez.

Em 1972, enquanto realizava sua pesquisa com o xadrez como componente do treinamento desportivo, participou de um “conselho de professores” no qual foi identificado que um aluno, já repetente, não conseguiria aprovação e tinha grande dificuldade em aprender, principalmente Matemática. Algum tempo depois, três alunos informaram ao Prof. Sylvio que estavam ensinando o colega a jogar xadrez. No final do ano, a grande surpresa: o aluno conseguiu a aprovação no ano letivo. No ano seguinte, ele superou as expectativas e se tornou campeão ab-soluto de xadrez da escola e um dos melhores em rendimento escolar, concluindo o ginásio.

Até então, o Prof. Sylvio desenvolvia o xadrez na escola como mais uma atividade esportiva a ser proporcionada aos alunos, utilizando os resultados de sua pesquisa sobre a importância do jogo no Treina-mento Desportivo. A partir da aprovação daquele aluno, ele passou a desenvolver o xadrez nas escolas em que trabalhava como uma nova pesquisa: o quanto o xadrez poderia contribuir para o melhor rendimento escolar e se ele proporciona-ria outros benefícios. Foi então, a partir de 1973, que começou a formular um processo pedagógico para o ensino do xadrez.

Iniciado em 1965, como uma experiência com objetivos essencialmente desportivos, o projeto evoluiu para a comprovação da eficácia do xadrez no rendimento escolar. “Constatei em todos esses anos de pesquisa diversos aspectos benéficos trazidos pela prática do xadrez, destacando-se como os mais significativos: melhor rendimento na aprendizagem escolar; maior conscientização da autodisciplina; maior integração social; maior autoconfiança; redução considerável e até superação de problemas ou conflitos de ordem psicossocial; casos isolados de disfunção motora em alunos hiperativos, apresentando sensível melhora e, até mesmo, a minimização do problema, após a prática regular do xadrez”.

Para ele não resta dúvida: em inúmeros fatos constatados e pesquisas cada vez mais eloquentes está comprovado o evidente valor da prática regular do xadrez como instrumento de apoio inestimável na aprendizagem escolar e nos diversos aspectos do processo educacional de um modo geral.

Na década de 1970, o Prof. Sylvio conseguiu, através da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, autorização para ensinar xadrez sempre que tivesse tempo disponível no seu horário regular de Educação Física. Ele é um dos fundadores da Associação dos Profissionais do Ensino, Treinamento e Desenvolvimento do Xadrez (APETX), que tem como objetivos integrar os diversos profissionais de ensino de xadrez, harmonizar uma atividade educacional dentro dos mesmos princípios em busca de uma metodologia adequada, e desenvolver e multiplicar a prática do xadrez nas escolas de um modo geral, não só como um esporte, mas principalmente como uma filosofia educacional.

“É dentro desta ótica que buscamos, cada vez mais, um maior número de Profissionais de Educação Física para cerrar fileiras conosco em busca da crescente valorização profissional e de proporcionar aos nossos companheiros de profissão um amplo e crescente mercado de trabalho”, convida.

Fonte: REVISTA E.F. Nº 33 - SETEMBRO DE 2009
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